Gestão a vista
- Afonso Martins
- 3 de mar. de 2018
- 3 min de leitura

O que é gestão a vista?
Para o crescimento saudável de uma empresa, é necessário um envolvimento de toda a equipe, inclusive em níveis gerenciais, nas novas abordagens e reestruturação dos processos. Além disso, com o mercado cada vez mais competitivo e exigente, as empresas precisam encontrar alternativas para promover uma gestão eficiente, com foco em resultados e capaz de envolver todos os aspectos organizacionais do negócio.
A gestão à vista tem se desenvolvido como um sistema eficiente para as organizações, possibilitando a circulação de informações através de uma comunicação visível simples, que seja entendida e acessível a todos do ambiente de trabalho.
De acordo com Mello (1998) a gestão à vista pode ser definida como uma maneira de comunicação que é percebida por qualquer trabalhador de uma determinada área, qualquer pessoa que passe por esta área e para qualquer um que consiga visualizá-la. É aquela comunicação que é disponibilizada em uma linguagem acessível para todos que a veem, trazendo melhorias à cultura no ambiente de trabalho, por meio do compartilhamento de informações.
A gestão à vista pode transformar o ambiente de trabalho em um modelo representativo da realidade.
Quais são os objetivos da Gestão à vista?
Conceder acessibilidade e simplicidade das informações, possibilitando facilidade no trabalho realizado no dia-a-dia, instigando a vontade de se trabalhar com maior qualidade;
Disseminar à maior quantidade de pessoas possíveis o conhecimento de informações;
Reforçar a autonomia dos funcionários a fim de auxiliar em melhores relacionamentos, incentivando a participação e; fazendo com que conhecimentos e informações passem a ser uma questão de cultura dentro do ambiente de trabalho.
Como vantagens da gestão à vista, tem-se que os problemas são tratados por todos que estão relacionados, de forma que também haja participação de todos os envolvidos no trabalho; trabalhadores mais satisfeitos; maior facilidade de reconhecimento pela alta administração; redução de indicadores, principalmente os que são relacionados a defeitos, gastos e desperdícios e aumento perceptível da produtividade e comprometimento da equipe (MELLO, 1998).
As desvantagens referem-se à necessidade de estruturação e organização das áreas de apoio de modo que facilite o trabalho; líderes informais pouco preparados e sem conhecimento adequado, prejudicando o andamento das tarefas diárias; receio por parte das pessoas de serem identificadas com o problema; os resultados são mais demorados e não se confirmam em curto prazo (MELLO, 1998).
Como aplicar a gestão à vista?
Primeiro passo
Observar tudo o que se refere ao ambiente de trabalho, como demoras, níveis de estoques e disponibilidade de máquinas.
Segundo passo:
Conhecer compromissos, metas e regras.
Terceiro passo:
Agir - por meio do consenso sobre as regras e objetivos e pela participação em melhorias logísticas.
Etapas do desenvolvimento da Gestão à vista:
Construção de um consenso,
Definição de objetivos prioritários e indicadores,
Definição de equipe que alimentará a gestão à vista,
Descentralização da tomada de decisão,
Treinamento da equipe,
Criação de cronogramas visuais,
Escolha de métodos simples e exibindo os resultados.
É importante que as informações disponibilizadas sejam “bem visíveis, fáceis para se entender; informativas, transferindo informações úteis, estimulantes e motivantes para quem as veem; benéficas, fazendo o serviço fácil, rápido, seguro e o mais satisfatório; atraente, interessante, colorido e apreciável para o observador” (Tokin 1998)
Essa possibilidade de enxergar os dados atualizados de forma ampla favorece a tomada de decisões acertadas, minimizando problemas e prejuízos. Assim, a gestão à vista pode ser considerada uma grande aliada para os processos de comunicar e engajar os colaboradores, já que, como o próprio nome diz, informações relevantes são colocadas à vista dos colaboradores e gestores.
Comentarios